Com a crescente dificuldade das empresas em encontrar profissionais preparados para o mercado de trabalho, o programa Jovem Aprendiz, da Abadeus Centro de Inovação Social, se consolida como uma solução. A iniciativa une formação técnica e cidadã à inserção dos jovens no mundo corporativo, gerando impacto direto na transformação social, com mão de obra qualificada para as empresas.
“O programa Jovem Aprendiz, hoje, é essencial para a Startex e para as empresas como um todo”, afirma a gerente de recursos humanos da Startex Confecções, Michele Rodrigues de Souza Buzanello. “Além de suprir a falta de mão de obra qualificada no mercado que está cada vez mais carente, em todos os ramos e segmentos de trabalho, conseguimos formar profissionais alinhados com nossos valores”, complementa.
Desafio da mão de obra qualificada
A escassez de mão de obra qualificada, especialmente entre os mais jovens, é um desafio constante para empresas de diferentes setores. Ao mesmo tempo, muitos adolescentes e jovens enfrentam dificuldades para ingressar no mercado de trabalho. Nesse cenário, o Jovem Aprendiz surge como uma alternativa.
“Acreditamos que formar um jovem para o mercado de trabalho vai muito além de ensinar habilidades técnicas. Envolve desenvolver postura, ética, comunicação e visão de futuro. O programa Jovem Aprendiz cumpre essa missão, preparando os jovens para serem agentes ativos em suas trajetórias e, ao mesmo tempo, atendendo às demandas reais das empresas”, explica a diretora-executiva da Abadeus, Shirlei Monteiro.
Vagas disponíveis para contratação imediata
Desde 2011, quando o programa teve início, a Abadeus já atendeu quase 5 mil jovens. Nos últimos três anos, a média tem sido de aproximadamente 500 participantes por ano. Em 2025, já são 232 jovens inseridos até o momento. E o impacto pode ser ainda maior: atualmente, há 40 vagas disponíveis para contratação imediata, prontas para serem preenchidas por aprendizes preparados e acompanhados pela instituição.
A metodologia do programa combina aulas teóricas, acompanhamento pedagógico e experiência prática nas empresas. Além disso, o cumprimento da Lei da Aprendizagem, por meio da parceria com a Abadeus, permite às empresas renovar suas equipes, atender à legislação e investir em uma estratégia de recrutamento alinhada ao desenvolvimento social.
“Além de dar oportunidade a esses jovens, nos possibilita também quebrar as barreiras geracionais, aproximando esse público jovem a um grupo de trabalho mais experiente. Isso contribui para uma troca de ideias mais rica e diversa, fortalecendo ainda mais o nosso time”, salienta a gerente de recursos humanos da Startex.
Colaboração: NZBT Comunicação