Agricultura de Içara é destaque na Câmara Municipal

Dados relacionados à agricultura do município de Içara foram apresentados pela Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina), na semana ada na Câmara Municipal. O engenheiro agrônomo – extensionista rural Luiz Fernando Búrigo Coan, destacou a movimentação econômica, diversificação da produção, políticas públicas e programas desenvolvidos pelo Estado. Segundo Coan o movimento econômico agrícola em 2024 foi de pouco mais de R$ 200 milhões.

 

“Esse é o valor bruto da produção agropecuária no município”, disse. Içara possui 22.800 hectares com aproximadamente 16 mil hectares de área agrícola composta por pastagens, lavouras e produção de hortaliças. “São 2200 famílias na agricultura, caracterizado por pequenas propriedades entre três a 10 hectares”, informou Coan.

 

O engenheiro comentou que a cultura do fumo foi gradativamente reduzida no município por diversos fatores, e essas áreas foram destinada para outras atividades. “O que mais cresceu a gente pode observar foi à horticultura que é a produção de hortaliças, sendo o tomate, batata doce, pimentão, pepino e morango. Na pequena propriedade a produção de hortaliças permite uma renda considerável”. O município possui uma produção diversificada com arroz irrigado, pecuária de leite e corte, soja, frutas, mel, milho para silagem, aipim, mandioca, banana e frango para abate. Além disso, são 18 agroindústrias no município, que processam o alimento e industrializam para venda no comércio.

 

“A Epagri realiza visitas nas propriedades e apoia e orienta o produtor rural em diversas áreas visando melhor produção, com foco na promoção da agricultura limpa e sustentável”, afirmou Coan. “Agradeço em nome da Câmara Municipal toda a equipe da Epagri pelo trabalho prestado no nosso município, percebemos que o governo do estado tem um olhar diferenciado para com a nossa cidade com o trabalho que vocês, assim como com o governo municipal, sendo importante a representatividade da Epagri na agricultura”, concluiu o presidente do Legislativo Duca Zata (PP).

 

Colaboração: Comunicação Câmara de Içara 

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis