As empresas nucleadas na Associação Empresarial de Içara tiveram a oportunidade de experimentar a inteligência artificial para uma nova função: a efetivação de conexões para a promoção de negócios da cidade em todo o país. Os participantes do núcleo de empreendedores, mulheres, jovens e também MEIs foram chamados a fazer um cadastro básico com informações sobre as atividades desenvolvidas e o interesse de abrangência dos serviços ou produtos. A partir do cruzamento das informações, até quatro indicações já foram entregues a cada participante.
“Içara foi selecionada para ser uma das primeiras cidades do estado a usar a tecnologia. É uma nova forma de realizar rodada de negócios colocando a IA para atuar com a promoção de conexões que possam ser mais estratégicas e assertivas. Após o formulário em que são inseridos os dados, incluindo sites para a busca de informações, tudo é feito pelo Whatsapp”, ressalta o presidente, Marco Aurélio Périco Góes. Entre os benefícios da ferramenta chamada de LinkAI, ele cita a ampliação da eficiência nas conexões; economia de tempo e facilidade de uso; além de novas relações comerciais.
Os núcleos empresariais fazem parte do Programa Empreender, uma iniciativa aplicada na cidade pela Associação Empresarial de Içara em parceria com a Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc) e o Sebrae/SC. A metodologia alemã adaptada à realidade brasileira tem como objetivo identificar desafios em comum e trabalhar soluções coletivas para o desenvolvimento de oportunidades. Para participar, é preciso estar associado a ACII. Além disso, os interessados devem procurar a entidade pelo WhatsApp (48) 3432-3429.