Você sente uma vontade incontrolável de comprar? Já se viu bem perto de fazer uma comprinha para aliviar o estresse?
Esse comportamento pode estar ligado ao vício em compras que é um transtorno do controle de impulsos, onde existe uma dificuldade significativa de resistir a impulsos e tentações que levam a comportamentos prejudiciais para a própria pessoa ou para terceiros.
O indivíduo sente uma tensão crescente antes de realizar a ação impulsiva e experimenta prazer ou alivio imediato durante ato e posteriormente sente culpa, arrependimento ou vergonha pelo comportamento realizado. No caso das compras, o impulso irresistível de adquirir determinado objeto mesmo sem necessidade ou capacidade real para pagar.
Esse padrão é muito semelhante com outros transtornos impulsivos, como a compulsão alimentar, vício em jogos e dependência química e está fortemente relacionado com traços de personalidade de baixa tolerância a frustrações, dificuldade de adiar gratificações e de controlar emoções negativas. Pessoas com essas características frequentemente buscam alivio imediato para estados emocionais negativos como estresse, ansiedade, tristeza, entre outros sentimentos considerados desconfortáveis por meio de comportamentos impulsivos.
Algumas estratégias que pode te ajudar:
Controle os estímulos do seu ambiente: evite situações que favoreçam as compras, como sites, aplicativos, instagram de vendas, remova todos esses.
Adiamento: adie a compra impulsiva por determinado tempo (ex: vou esperar por 24h e reavaliar se realmente preciso), isso faz com que você avalie de forma mais racional.
Registro de gatos e planejamento financeiro: faça planilhas para perceber o impacto das compras nas suas finanças.
Rede de apoio social: compartilhe suas dificuldades com seu companheiro, amigos próximos, isso reduz a sensação de isolamento e fornece e emocional.
E o mais importante é buscar tratamento profissional de um psicólogo para te ajudar a verificar os gatilhos e desenvolver estratégias de regulação emocional.