Com o objetivo de acabar com os golpes do site falso e do Pix, que vêm prejudicando os cidadãos, o Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran-SC) alterou a consulta de veículos disponível em seu site desde essa segunda-feira, 15. O sistema deixa de ser público e o o se dá apenas pelo Detran Digital e com autenticação pelo gov.br.
As mudanças no sistema de consulta ocorrerão em duas fases. A primeira etapa será para quem já ou alguma vez os serviços pelo gov.br, portanto, para estas pessoas, a partir do dia 15 de julho, somente haverá o pelo Detran Digital. Já a segunda etapa, marcada para o dia 30 de julho, será para os que nunca aram os serviços pelo aplicativo do Governo, que terão 15 dias para providenciarem o cadastro no gov.br. Há um vídeo explicando o processo o a o disponível no site do Governo Federal, e também, nas redes sociais do Detran/SC.
“Para a segurança da população, vamos mudar o sistema de consulta de veículos, assim, só quem tem o pelo gov.br vai poder obter os dados do veículo como impostos e multas a pagar. E ainda, se o cidadão quiser tornar ainda mais seguro esse processo, vai poder clicar em um botão dentro do Detran Digital, escolhendo que apenas ele tenha o aos dados do seu próprio veículo. Desenvolvemos essa alteração para proteger as pessoas dos golpes que vinham sendo aplicados”, explica o diretor de Tecnologia e Inovação, Fabio de Oliveira.
Importante destacar ainda, que o Detran/SC não faz contato para enviar boletos ou guias de IPVA, licenciamento e multas, seja por e-mail ou WhatsApp. “Nunca acredite em alguém que venha falar com você, que diz ser do Detran/SC e que ofereça algum desconto para pagamentos. Todas as guias devem ser adas diretamente no site oficial do Detran, que é www.detran.sc.gov.br”, finaliza o diretor Fabio.
Colaboração: Comunicação Detran