Mais de 100 estudantes de 11 escolas municipais de Criciúma participaram da prova seletiva de matemática para definir os representantes do Brasil na Asia International Mathematical Olympiad (AIMO) 2025. A competição será no dia 02 de agosto, em Osaka, no Japão.
O convite para a seletiva é resultado do bom desempenho dos criciumenses que conquistaram a medalha de ouro na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (OIMSF) 2024. Poderão participar da etapa internacional da AIMO 2025 as três escolas de Criciúma com os estudantes com as melhores pontuações. O resultado vai ser divulgado nesta terça-feira (25).
Durante as três horas de prova, aplicada no idioma inglês, os alunos tiveram que responder 30 questões de matemática, de acordo com o ano que estão cursando, segundo os moldes estabelecidos pela AIMO.
A secretária de educação, Geovana Zanette, frisa que a participação na Olimpíada Internacional de Matemática da Ásia é resultado de um trabalho comprometido com a educação pública. “Vermos como os alunos estão se saindo bem nas seleções em âmbito nacional e até mesmo internacional, nos enche de orgulho e é uma prova de que estamos no caminho certo para educar e direcionar os alunos para um futuro promissor”, ressalta.
Sobre a competição
A Asia International Mathematical Olympiad é uma iniciativa conjunta das três melhores instituições internacionais dedicadas ao estímulo do ensino da matemática: Asian Mathematical Olympiad Union, The China Education Research Association e The Hong Kong Mathematical Olympiad Association. A missão da AIMO é estimular o interesse pela matemática e promover a melhoria do seu aprendizado, aumentando a amizade e a cooperação de adolescentes de diferentes países/regiões.
A competição é realizada anualmente desde 2012 e conta com a participação de mais de 2 mil estudantes de 20 países, convidados pelas secretarias regionais da AIMO. Participam das edições estudantes desde o 2ª ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio, de escolas públicas e privadas. No Brasil, o intercâmbio do evento é organizado pela Rede POC.
Colaboração: Decom PMC