FIESC lança programa que incentiva pessoas em vulnerabilidade social a voltar a estudar

Foto: Divulgação

Destinado a maiores de 18 anos, o Reconecta oferecerá cursos preparatórios de 16 horas/aula de Linguagens e Matemática, fundamentais para quem busca oportunidades de trabalho, com o intuito de desenvolver competências básicas nestas áreas. Nos encontros semanais, também serão abordadas habilidades de relacionamento, como coragem, comunicação e resiliência.

METODOLOGIA

A metodologia de ensino respeita o ritmo de cada estudante e estimula seu protagonismo. Foi desenvolvida pelo SESI/SC, parceiro da Gerência de Responsabilidade Social na iniciativa.

O programa pretende motivar os participantes a dar continuidade aos estudos, ingressando em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) do SESI/SC ou das redes municipais e estadual, bem como cursos de qualificação profissional.

Em todas as cidades, os que participarem também serão informados de vagas disponíveis na plataforma de empregos EmpregaJá.

TURMAS

As primeiras turmas começaram em Lages no último dia 22, com 110 inscritos em cinco grupos. Ao longo do ano, outras cidades do estado terão turmas. “O Reconecta tem o propósito de trazer de volta pessoas em situação de vulnerabilidade para o caminho da educação”, diz Sandro Volpato, gerente de responsabilidade social da FIESC.

PILOTO

O Reconecta foi testado em 2023, em formato piloto em Florianópolis e Lages. A ideia do programa surgiu a partir do contato do Banco de Alimentos de Santa Catarina (BASC), presidido pela FIESC, com públicos vulneráveis. “É possível mudar a perspectiva de vida por meio do conhecimento. A educação é um meio poderoso de reconexão com a dignidade, com a autoestima, com os sonhos”, diz Volpato.

 

Colaboração: Rede Catarinense de Notícias

Gostou da notícia então compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Mais lidas da semana

Noticias em destaque

Noticias

Outros links uteis