A Praça Nereu Ramos, no Centro de Criciúma, receberá amanhã, dia 22, às 12h30, o espetáculo de teatro de bonecos Pulcinella e o Monstro. A apresentação será a 12ª, do total de 13, da circulação que está sendo feito por toda a cidade com recursos Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A sessão será gratuita e com acompanhamento da uma interprete de libras.
A peça conforme o ator e bonequeiro Marcelo Ciepielewski, utiliza a tradicional técnica italiana de teatro de bonecos conhecida como Pulcinella. A trama acompanha Pulcinella. “Um personagem cômico e improvisador nato, que enfrenta situações perigosas em um mundo cheio de desafios”, afirma Marcelo, que ainda lembra que o espetáculo tem muito humor e criatividade.
A circulação buscou atender todos os públicos, por isso foram feitas apresentações em escolas públicas, tanto estaduais, quanto municipais, grupos de terceira idade, em instituições como APAE e ainda apresentações em espaços, como será realizado nesta quinta-feira. O encerramento da turnê será junto a Casa Guido, no mês de junho.
A atriz e musicista Victória João, que integra o elenco, destaca o compromisso do grupo com a democratização do o à cultura. “Queremos levar o teatro a todos os públicos e faixas etárias, como forma de inclusão e valorização da cultura”, afirma. Ela ressalta ainda que a circulação busca incentivar a formação de plateia de maneira inclusiva.
Para a intérprete de Libras Katia Tomasi, promover ibilidade é uma forma de garantir direitos fundamentais. “A gente não pode impedir ninguém. Todo mundo tem o direito de ir e vir. Então, uma pessoa surda (ou cega) tem o direito de estar em qualquer lugar. Quando esse ambiente é ível, existe inclusão”, defende.
Pulcinella e o Monstro tem produção da Enluaratus Comunicação e Cultura, em parceria com a Cyathus Teatro de Animação. A iniciativa é viabilizada por meio da PNAB, com recursos do Ministério da Cultura e do Governo Federal, via Fundação Cultural de Criciúma e Prefeitura de Criciúma.
Antônio Rozeng