A madrugada desta quinta-feira (29) marcou o primeiro registro de neve em Santa Catarina em 2025. O fenômeno, ainda que de forma isolada, foi confirmado nas cidades de São Joaquim, Urupema, Bom Jardim da Serra e Urubici, na Serra catarinense.
A ocorrência já vinha sendo prevista pela Secretaria da Proteção e Defesa Civil (SDC), que ao longo da semana alertou sobre a chegada de uma intensa massa de ar frio ao estado, com possibilidade de precipitação invernal — como neve ou chuva congelada — especialmente nas regiões mais elevadas.
Para que a neve se forme, é necessário que haja a combinação simultânea de temperatura próxima ou abaixo de 0°C e umidade disponível na atmosfera. E foi exatamente esse o cenário observado nesta madrugada: durante a madrugada, em Urupema, por exemplo, os termômetros marcaram -1,4°C, com cobertura de nuvens e registro de garoa. No início da manhã as cidades de Urupema, São Joaquim e Bom Jardim da Serra também registraram o fenômeno em quantidade suficiente para acumular em ruas, gramados, edificações e veículos.
Imagens do satélite GOES-19 também mostraram a formação de um ciclone extratropical no litoral do Rio Grande do Sul, favorecendo a instabilidade climática. A frente fria associada a esse sistema contribuiu para a formação das condições ideais para o fenômeno.
Mínimas registradas
Segundo dados da Defesa Civil, diversas cidades catarinenses registraram temperaturas negativas ou próximas de 0°C ao amanhecer. Confira algumas das mínimas:
Urupema: -1,4°C
São Joaquim: -0,1°C
Urubici: -0,1°C
Água Doce: 0,7°C
Tangará: 1,5°C
Bom Jardim da Serra: 2,1°C
Fraiburgo: 2,4°C
Campos Novos: 2,7°C
Lages: 3,4°C
Previsão
A tendência é que o frio se intensifique ainda mais nas próximas madrugadas. A previsão indica novas mínimas negativas em diversas cidades dos Planaltos e do Oeste, com formação de geada ao amanhecer. A Defesa Civil segue monitorando as condições climáticas e recomenda atenção redobrada, especialmente para moradores das regiões serranas e de maior altitude.
Próximas horas
Nas próximas horas, a chance de precipitação invernal (neve ou chuva congelada) diminui na Serra catarinense. Apesar disso, a massa de ar polar mantém as temperaturas baixas na Serra e nas demais regiões do estado.
Da noite desta quinta-feira (29) até o amanhecer de sexta-feira (30), os termômetros devem cair ainda mais em relação aos últimos dias. Com isso, além das baixas temperaturas, há condições para formação de geada em várias regiões, especialmente nas áreas mais altas.
*Confira as temperaturas mínimas previstas para o amanhecer de sexta-feira (30):*
Extremo Oeste: 1°C
Oeste: 1°C
Meio-Oeste: -1°C
Planalto Sul: -3°C
Litoral Sul: 6°C
Grande Florianópolis Serrana: 1°C
Grande Florianópolis Litoral: 8°C
Baixo Vale do Itajaí: 9°C
Médio Vale do Itajaí: 6°C
Alto Vale do Itajaí: 2°C
Planalto Norte: -1°C
Litoral Norte: 8°C
Final de semana
No final de semana, as noites e manhãs continuam frias em todas as regiões, mas o sol deve predominar, garantindo temperaturas mais amenas durante as tardes. O cenário segue típico de outono com características de inverno antecipado, reforçando a importância de atenção às condições climáticas nos próximos dias.
Para os amantes do frio e da paisagem branca, o inverno já deu seu cartão de visitas — ainda em maio.